Ensaios sobre a Cegueira com que partimos para um Mundo fora de Portugal



Hey teacher, leave the kids alone!


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Quando era puto do secundário nunca fui dado a grandes relacionamentos com o sexo oposto. Eu era mais do grupo da bola e das anedotas que propriamente do jogo do pé ou de ir a correr cada vez que alguém se juntava para jogar "ao poço".
Não, não era por feitio ou vontade própria. Era mesmo porque eu não fazia muito o género que as míudas procuravam... Ou melhor, até fazia, mas só de uma ou duas que... não faziam o meu género! Portanto, nunca andei em grandes marmelanços pelos corredores da escola ou nas festas no ginásio.
Hoje, com 30 anos, apesar de achar que "são putos e não percebem nada do assunto", percebo o quão importante é para o desenvolvimento infanto-juvenil (para não se chegar à minha idade e andar a provocar meio mundo nas discotecas com comportamentos indecorosos... hehehe!).

Há pouco nas minhas passeatas pelo mundo bloguístico, deparei com uma pérola da estupidez adulta....

Rezava assim:

"INFORMAÇÃO/PREMONIÇÃO

Com a Primavera surge uma temperatura amena, uma luminosidade intensa, despertam as plantas, folhas e florzinhas, os insectos, as formigas, as abelhinhas, toda a natureza se alegra.
Neste contexto natural, nos jovens e adolescentes despertam também amizades, amores e paixões que os levam a comprotamentos teatrais, hollyoodescos, alguns de pura alegria da juventude mas outros, por excessivos ultrapassam os limites do decoro.
Por tudo isto aconselho todos os alunos atingidos pelo Cupido, sofrendo de paixão fulminante que, por respeito por si próprio, pelo outro, e por todos nós, que evitem ultrapassar a fronteira do pudor e do decoro, mesmo do Regulamento Interno.
Peço a todos Brads Pitts e Angelinas Jolies que evitem manifestações de amor demasiado cinematográficos, perante as multidões, comportamentos só aceitáveis, na paz do Senhor."

A missiva está assinada por um tal José Maria Azevedo Teixeira, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária do Marco de Canavezes e data de 13 de Fevereiro de 2006.
Podem obter o original junto da Classe Média.

Agora pergunto:
Não é já horinha de deixar de lado estes pensamentos bacocos e dar liberdade aos nossos sentimentos em vez de reprimir o que de mais bonito temos dentro de nós?...
Não é já hora de deixarmos de esconder O Amor e fazer das suas expressões algo de condenável e pecaminoso?
(Mesmo que mais tarde se venham a arrepender de tais manifestações, certamente que serão pessoas mais felizes e por certo que a felicidade, sendo uma coisa contagiante, passará para os que os rodeiam. Afinal quem é que já assistiu a cenas de pugilato adolescente, enquanto um parzinho se dedica ao treino da bela arte do linguado (palavra horrorosa!!)? Ninguém! Porque um beijo, uma mão aqui e outra ali só nos transmitem pensamentos e sentimentos positivos, certo?)

Quando deixaremos de ter comportamentos moralistas, baseados numa lógica cristã que já cheira mal de tanto bolor?
Por certo que o JC seria o primeiro a glorificar a beleza dos comportamentos primaveris...


9 Responses to “Hey teacher, leave the kids alone!”

  1. Anonymous Anonymous 

    Oh tripeiro, parece-me que o Xenhor director está apenas a dar um conselho e nao a reprimir como tu dizes. Se ele fosse realmente um tirano podia pôr repreensoes aos infractores. Na minha escola era proibido namorar. O que nao concordo...
    Mas o que é certo é que eu quando jogava ao Bate pé e tinha de ser às escondidas, até dava mais adrenalina. E um 6 parecia um 12 :-)
    Já agora esse bolor que acusas na mentalidade crista também se está a criar, a meu ver, na maior parte das pessoas que acusam constantemente e metem a cassete da igreja culpada de todos os males.

  2. Anonymous Anonymous 

    ah pois isso da igreja tem muito que se lhe diga... enfim, fica para outro post talvez... mas sinceramente tb não achei que o homem estivesse a "condenar" nada nem ninguém, até acho que de uma maneira "divertida" chamou á atenção que realmente há limites para as PDAs... PUBLIC DISPLAYS of AFECTION!

    não estou de acordo que os adolescentes tenham de ser "marginalizados" pelo facto de sentirem os primeiros desejos, as primeiras atracções, o primeiro amor, paixão, chamem-lhe o que quiserem... mas há limites...
    é de meter nojo por vezes as cenas que se vêm por aí... eu não suporto não conseguir distinguir ele dela, de não perceber onde começa um e acaba outro... o que seria até muito romântico não fossem estar no pátio da escola... aliás alguém lhes devia dizer "tenham calma que a vida não acaba amanhã" que iria contradizer "vivam como se não existisse o amanhã"... mas bolas... "arranjem um quarto"!!

    e eu fui como tu tripeiro, muito calminha na minha juventude, nunca fui de amassos nem de cenas marmelosas na escola... não porque era contra, mas durante o dia via tantas dessas cenas que acabei por achar que era demais...

  3. Anonymous Anonymous 

    Ok! Ca' vem a escabrosa dar barraca... Eu andei aos marmelancos, e as vezes os meninos tentavam fazer coisas que nao deviam e por as maos onde nao deviam... mas rapidamente a Mernina Azul sacava da sua mao e ala que vai estalada dai!
    Apesar de ter andado aos beijinhos, tambem nao acho bem o que alguns miudos fazem hoje em dia... e' que ha' miudos e miudas bem novitos e que sao mais rodados do que eu!!! Onde fica a infancia no meio disto tudo? E a propria adolescencia? ha muita gente que da um salto muito grande quando ainda sao muito novos...
    Acho tambem que os recreios das escolas, os bancos dos jardins, etc, nao sao exactamente os locais para se demonstrar todos o "amor" (deveria dizer tesao provocada por hormonas hiper-activas?) que se sente... Para isso ha' quartos! Eu pessoalmente sinto a minha privacidade invadida qdo vejo um casal a esfregar-se em plena via publica.
    Voces sabem que de beata, crente ou crista nada tenho. Por isso a minha opiniao n se baseia nos ensinamensto q a igreja me deu...
    Haver limites nao implica extremismos.

  4. Anonymous Anonymous 

    AH, so queria acrescentar: andar 'as beijocas no recreio e' uma coisa... agora andar a por as maos dentro das blusas das meninas ou dentro das calcas dos meninos e' outra... era mais em relacao a este segundo exemploe que eu me insurgia... TR, nao achas q 'as vezes os putos tb abusam?

  5. Anonymous Anonymous 

    e uma reflexao mais... porque esta foto TR? Eu ca tenho as minhas interpretacoes, mas sao um bocado assustadoras, eheheh...
    beijinhos

  6. Anonymous Anonymous 

    menina azul... desde que deixei o meu comment que fiquei a pensar "porque raio o tripeirinho meteu esta foto???"

    então? porquê?

  7. Anonymous Anonymous 

    É isso mesmo Tripas, tenho a certeza que se o JC viesse à Terra novamente vinha fumar uns charros conosco a Amesterdão e daria a sua opinião sábia sobre as tretas da Igreja e dos falsos moralismos. Só Deus sabe onde é que já andaram as mãos desse senhor que se arma em moralista e aconselha os petizes a portarem-se bem.

    Enfim, mas isto é a minha ideia, porque continuo a achar que o JC foi o primeiro Bloquista de Esquerda do mundo.

    fg

  8. Anonymous Anonymous 

    errado!!! ele foi o primeiro comunista, isso sim! :P

  9. Anonymous Anonymous 

    Meus amigos, todos sabemos como funcionam estes "avisos-conselhos"...
    Um dia é um conselho e no dia seguinte uma ida ao Conselho Directivo para a reprimenda - quantas vezes parei eu no "aterrador" gabinete do director por não ter prestado atenção a "conselhos" dados por escrito nas paredes da escola. E como era "quentes" as "festinhas" que tão excelsa figura nos fazia na cara porque não prestamos atenção ao aviso....
    Sim, gostei da parte do humor, pena que os fins sejam tão bacocos!
    Concordo que alguns míudos e míudas exageram e querem dar um passo maior que a perna, mas não é isso que caracteriza o nosso crescimento? Pensarmos que já sabemos tudo e que temos porta aberta para tudo? (depois chegamos aos 30 e percebemos que não percebemos nada da vida e que experiência temos muito pouca ou nehuma, mas adiante...)
    Gostava de ver tão digna pessoa passar uns dias numa escola secundária holandesa e ver míudas no marmelanço... com míudas! Como reagiria ele?

    Quanto ao JC sempre gostaria de saber a verdade sobre o que fazia ele com a Maria Madalena - figura que o puro e cato Vaticano apagou da história, ou transformou em "mulher da vida"...

    fg concordo contigo - Se o JC viesse à Terra, quando fossemos fumar uns charritos e dar umas cambalhotas com umas holandesas, certamente estaríamos na paz do Senhor!

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link