Ensaios sobre a Cegueira com que partimos para um Mundo fora de Portugal



ik graag...


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...





há uns tempos pediram-me para escrever qualquer coisa sobre Antuérpia... e eu achei que seria bastante fácil, ia conseguir descrever muito em pouco espaço e eficazmente... mas assim que me sentei em frente do computador, fiquei em branco. por momentos pensei que era por não ter depois de 9 meses nada nesta cidade, e desta nova vida aqui de que realmente gostasse. parei... e como ex-aluna de arquitectura, que aprende no primeiro dia que em frente de um papel branco, é impossível ter uma ideia excelente... ou quase sempre impossível... decidi esperar. já esperei imenso para que me viesse á cabeça um texto digno do EXPRESSO. não há nada a fazer... é agora ou nunca.
antes de mais queria clarificar que talvez a palavra "cidade" seja demais, ou até inexistente em Antuérpia. aqui, todos sem excepção, dizem "antwerpen is niet een stad... het is een kleinje stad!" ou seja, não é cidade, é cidadezinha! e talvez isto seja o factor mais importante para que te prenda o coração. nesta cidadezinha onde só se fala em diminutivo, todas as palavras acabam com "...je" (traduzido: "...inho"), onde tudo parece ser de escala menor, de tamanho pequeno, é onde maior parte das coisas na Bélgica acontecem. os "antwerpenaars" sentem-se donos de um pedaço do mundo, pequenino, mas deles! algum de nós sente que uma cidade é verdadeiramente nossa? penso que não... é raro ver alguém tão apaixonado pelas qualidades, e justificando os defeitos como os que aqui vivem. sabem perfeitamente que o sol não brilha sempre aqui.. que passam meses por vezes sem o ver... mas esperam, desejam-no, muito até... sabem o que vale, sabem o que valem as 24 horas do dia, sabem que trabalhar bem, rápido e poder sair ás 5 da tarde para tomar um café com os amigos logo a seguir ao trabalho, ajuda a passar o tempo, ajuda a manter o espírito sempre bem disposto.
...talvez sejamos nós, os do sul, tão "mimados" que nem nos lembramos de aproveitar os últimos raios de sol durante o dia com os amigos? porque é que todos em Portugal quando saiem do trabalho, depois de 8 horas, não conseguem em vez de ir direitinhos á tv em casa, ir tomar um café até ao jantar, talvez até jantar fora, sem stresses, sem vestirem uma roupa diferente, sem se maquilharem outra vez, como se quisessem meter uma outra personalidade cá fora? aqui, o dia tem continuação... claro que ajuda não ter carro, de bicicleta ou a pé é bem mais fácil parar no primeiro café e telefonar a um amigo e dizer "ik ben hier!", acredito que ter com o carrinho sempre á mão seja dificil poder parar onde se quiser, e já que o temos "´bora a casa, e daqui a 4 horas saímos de novo!".
nunca o percebi... mas também o fiz.
penso que seja um enorme contributo á vida desta pequena cidade, que quer ser grande, ái não tenham dúvidas, mas no fundo... é bom assim! eu pensava que eram os espanhóis que viviam mais a rua, mas parece que não só, se calhar os espanhóis aproveitam mais a noite na rua, mas aqui aproveita-se tanto o DIA! sim... lembram-se do DIA? sabem... quando se vê o céu azul, quando se consegue ver tudo sem luzes acesas? isso... chama-se DIA! e quem o conhece melhor são os "flamengos". não há rua vazia por estas bandas. não há café sem clientes. não há loja sem dinheiro a ser gasto... estranho, mas enfim, são muito consumidores, mas como as lojas não se encontram dentro de um grande COLOMBO ajuda a que pelo menos enquanto fazem "shopping" vivem a rua, com os filhos pequenos que aprendem a andar de bicla, ou de patins, ou simplesmente a andar...
por isto e outras tantas coisas... acredito que aqui, o tempo é diferente. já tinha escrito isso no meu blog, mas sinto que o dia não é igual, nem precisa ser mais comprido, ter mais horas, é saber aproveitar melhor. saber ter gozo no facto de faltar uma hora para ficar noite. desde que cheguei tenho amigos meus que me dizem que me ambientei bem, conheço os melhores cafés, os melhores restaurantes, as melhores esplanadas... perguntam se quando voltar a Lisboa se será assim...
eu respondo sempre "...ainda preciso descobrir muito de Lisboa. há coisas que nem me passam pela cabeça, mas isso depende de mim, de todos, querer vivê-las, querer conhecê-las... por isso farei um esforço, é preciso, Lisboa merecia ter habitantes assim, como voçês! para além de que TEMOS SOL O ANO TODO!!!!"

o objectivo é criar-lhes inveja... e funciona, mas tenho mesmo pena que nem todos os alfacinhas e outros vegetais (ou família) portugueses não se lembrem nunca do DIA quando estão em terras Lusas, mas sim só quando estão fora.


7 Responses to “ik graag...”

  1. Anonymous Anonymous 

    Bem, fiquei cheia de vontade de conhecer Antuérpia.
    Mas é mesmo verdade aproveitar o bom tempo é coisa rara quando o solinho está sempre lá. Eu só de pensar nos dias de sol passados em casa durante a minha juventude! Que desperdício…

  2. Anonymous Anonymous 

    Também pensava muito nisso no Porto. Era tão bom quando saía do trabalho e ia aproveitar o resto do dia na esplanada (ou dentro dependendo do tempo) dos nossos cafés preferidos com alguns amigos. depois jan'tar juntos e talvez um cafezinho. SEmpre tivemos pena (eu e esse pequeno grupo) que a maior parte das pessoas não saiba ser assim, precise de ir a casa mudar de roupa, pôr o sapatinho pipi, ver as telenovelas todas e aparecer a altas horas. Acho que isso elimina a espontaneidade que tanto nos orgulhamos de ter e que tanta falta nos faz quando estamos em países cujos nativos não são propriamente espontâneos. falamos dos outros mas se formos reparar também há tanto para mudar no típico comportamento português...
    Já agora, alguém ensine a milhões de portugueses que chegar atrasado não é uma diferença cultural, é má educação!

  3. Anonymous Anonymous 

    maffa, sabes que podes sempre cá vir!

    correioverde, isso da pontualidade, olha, um dia vou escrever acerca disso, porque realmente é demais! é caso para dizer que se Portugal está "atrasado" em muitas coisas, +e memso porque as pessoas vivem assim... permanentemente em atraso!... e pior é que existe quem se orgulhe disso!!!

  4. Anonymous Anonymous 

    Eu tb fazia isso de ir jantar a casa e depois só sair passadas nao sei quantas horas... Mas quando andava a estudar e como sempre vivi em casa dos meus pais, se fosse directa da escola para a borga sem passar pela casa materna, era logo acusada de fazer da casa um hotel. E por isso tentava ir jantar a casa de vez em quando.
    Como nao tive a sorte de trabalhar e ter a minha própria casa em Portugal... nao posso falar. Mas tenho a certeza que ia logo directa sem ir a casa.
    Hoje em dia em Copenhaga tem de ser assim senao perco a pica e já nao saio.

  5. Anonymous Anonymous 

    a.k.a. bicuka gostei!!!
    E mostras-te-me que Antuérpia não é muito diferente de Roterdão. Afinal, passo a vida a cruzar-me com gente conhecida na rua - aqui os limites da cidade tb acabam ao virar da próxima esquina e tb aqui, por haver pouco sol, se aproveita o DIA. Desde que aqui estou, nunca mais vivi o ritmo de trabalho em Portugal (só vou lá de férias), mas tenho a certeza que seria difícil manter o mesmo ritmo lá como aqui, já que o resto dos portugueses, preferem o casa/trabalho/casa. Além disso ir a casa jantar e mudar de roupa para sair permite "mostrar" mais do que sair directamento do trabalho para a borga.

  6. Anonymous Anonymous 

    Oh Bikukinha agora lembrei-me de uma coisa. E no inverno?! Vês vivalma na rua? É que aqui desaparece tudo... é um desespero, parece uma cidade fantasma. E aí de certeza que é trabalho-casa, casa-trabalho.

  7. Anonymous Anonymous 

    tripeirinho, pois é, eu escrevi isto sem nunca ter trabalhado em portugal, só estudei, mas tinha carro e quando saía das aulas, íamos todos para casa, com a dica "depois ligo-te e combinamos". era um desespero, eu odiava ir a casa... ficava sózinha, a fazer coisecas, a estudar ou a trabalhar, mas via o dia passar lá fora como uma condenada a ter que ficar ali.
    por isso viciei-me em café, passava a tarde a ligar para todos para tomar café ainda ocm o sol a brilhar, mesmo se chovesse... mas nada... era inútil. só talvez a DARJELING, mas acabava-se sempre no Colombo.
    aqui sinto que não sou obrigada a chamar ninguém, porque ou encontro amigos na rua, ou ligam-me eles antes que eu saiba onde vou! e isto é muito reconfortante!

    maffa... respondendo á tua pergunta, no inverno... É O MESMO!!!! ninguém pára aqui, saiem mesmo se chove, ou estiver a nevar! eu pus isto á prova, ou melhor verifiquei que é mesmo assim com uma simples teoria! saí de casa num dia livre que tive, e percebi que ia chover, e disse levo o chapéu de chuva, mas não volto para trás... só tenho este dia livre por isso há que aproveitar. ora estava eu a passear na MEIR (rua de muito shopping) e começou a choviscar, e eu meti-me logo dentro da Zara porque a loja é gigante e assim pelo menos estava lá tempo suficiente para passar a chuva!... quando saí vi através do vidro que chovia a potes! mesmo... daqueles potes enormes que deixam poças no chão e todos as calças de ganga estão encharcadas até aos joelhos. pensei "caraças, agora vou ter que correr... mas eu prometi que não voltava para trás" e quando saí mesmo para a rua... estava apenhada de gente, com ou sem chapéu de chuva, sem pressas continuavam o seu passeio!!! fiquei parva...
    e lembrei-me que em itália é asssim tb, porque as lojas estão na RUA, se querem passear nã ose metem em centros comerciais, aproveitam a rua, faça sol ou chuva!

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Previous posts

Archives

Ceguetas


ATOM 0.3