Ensaios sobre a Cegueira com que partimos para um Mundo fora de Portugal



Ode às banheiras de café


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Ao contrário da maioria dos portugueses, eu não gosto de bica. Quer dizer, não sou fã da biquinha bebida com a barriga encostada aos inenarráveis balcões/frigoríficos de vidro que estão plantados em quase todos as pastelarias da nossa terra. No entanto, confesso, que só uma bica amarga (apesar do açúcar) me faz acordar. Recordo agora com alguma nostalgia as manhãs em que a caminho do jornal fazia uma paragem quase religiosa na Mexicana para beber uma bica e um pastel de nata e ainda ler as “gordas” do Público. E sempre achei ridículo o termo “ir ao café”, já que se demora menos de 2 minutos a sorver aquele líquido amargo e, na maioria das vezes, fica-se com a língua queimada.

Mas mesmo ainda em Lisboa gostava de ir a uma rede de cafés franchisados – um pouco estranhos, sem dúvida -, chamados Cup & Cino, única e exclusivamente porque era (e é) dos únicos locais na cidade onde se pode beber um “café piscina”, daqueles enormes com muita água e que nunca chegamos realmente a acabá-lo porque, entretanto, arrefeceu. Adoro esse tipo de café! E, esse sim, vale a pena afirmar “vamos tomar um café?“.

Portanto, aqui na Holanda, em termos de café, estou nas minhas “sete quintas”. O expresso é terrível o que mais me ajuda a beber “as minhas” banheiras de café. E adoro.

E gosto especialmente de uma rede de cafés que existe aqui – não sei se já existe noutras cidades holandesas -, chamado Coffee Company (ver foto). O que podia ser mais um café franchisado torna-se, em qualquer dos locais (conheço pelo menos 4 lojas em A’dam) num agradável café para ler, utilizar o portátil ou simplesmente estar. Um das lojas mais movimentadas fica na Haarlemdijk, perto do Jordaan. E, ao sábado de manhã fica sempre num frenesim, com pouco espaço, mas tipicamente Amesterdão. E o café é excelente. Com enormes banheiras de café para todos os gostos. Lekker, hoor!

Tenho quase a certeza que uma loja destas em Lisboa seria um negócio condenado ao sucesso.

Quem sabe….


6 Responses to “Ode às banheiras de café”

  1. Anonymous Anonymous 

    maldita hora em que decidi abandonar a minha "bica"... aqui tenho que pedir "een kleine koffieje" para que percebam que quero mesmo pequenino.

    ...sou contra as banheiras! aliás tenho um douche!!!

  2. Anonymous Anonymous 

    VIVA O CIMBALINO!!!!
    Sou contra baldes de café. Quanto mais curto melhor (mas nunca o pedi em chávena quente...). Por aqui é difícil conseguir um expresso, mas apesar de não ter em Roterdão nem uma loja da cadeia a que te referes, outras há em que a bica se aproxima muito daquela a que eu estava habituado em Portugal.
    É certo que se toma em 2 segundos (e quanto mais rápidos esses dois segundos melhor), por isso lhe chamo um "tirinho" e me rio daqueles que preferem uma rajada de metralhadora... Sim, tb é para ti!
    Um tiro ou uma rajada, acho que apenas é uma desculpa para mais uma paragem para duas de letra com um amigo ou outro, ou como tu dizes, para parar e ler as "gordas".
    Cimbalino ou balde, que seja de qualidade!

  3. Anonymous Anonymous 

    fg tb gosto das banheiras dura mais, e para mim dá tanto efeito de acordar como a Bica.
    Mas quando chego a Portugal e bebo o primeiro cafézinho! Ai é o êxtase!
    Mas no dia a dia aqui gosto muito das banheiras e dos outros tipos de cafés em balde.
    Agora redes de cafés é coisa que nao gosto. Porque nao manter a individualidade e cada café ser diferente do outro?! Muito melhor!
    Aqui em CPH nao há quase cadeias nenhumas de cafés, a nao ser uma que prolifera que nem coelhos: Os Baresso.

  4. Anonymous Anonymous 

    Maffas, eu também embirro com cadeias de café, só que esta, a tal Coffee Company não parece nada franchising. Em Lisboa, as coisas agora estão um pedaço melhor, pois a onda dos franchisados começou a diminuir. Bolas! Era tudo Cup & Cino, Jamaica, Buondi, blá, blá, blá.

    Eu quero é cafés com pinta e confortáveis (e de preferência sem aquelas vitrines horríveis cheias de Compal de pêssego ao lado das latas de Cola, que, por sua vez estão debaixo das piramides de chocolate).

    A primeira bica sabe realmente bem...mas só a primeira!

  5. Anonymous Anonymous 

    só mais uma coisa isto dos cafés tem muito que se lhe diga... Tu detestas mesmo a decoraçao das pastelarias portuguesas. Eu tenho de concordar que nao acho que aquilo seja o cúmulo do bom gosto... Nem nada que se pareça. Mas mesmo assim gosto muito. Soa-me a autêntico. E espero que continuem por muito tempo.
    Claro que gosto de um café preocupado com a decoraçao com estilo, e confortável, em que apeteça estar. Mas tb quero ter em cada esquina uma pastelaria onde vá só pedir um queque e um compal e veja bem ali a quantidade de bolos que há naquela montra que é o balcao. Com tanto bolo, onde é que querias que eles os pusessem?
    E por exemplo, aquele estilo só se encontra em Portugal. Enquanto que que os cafés com a mobília da moda há por toda a Europa...

  6. Anonymous Anonymous 

    Lá está o pessoal contra as malvadas das "cadeias-de-qualquer-coisa"...! Ora, se elas existem, mesmo sendo os cafes duma loja igual aos da outra, é porque o pessoal lá vai... Ai vai, vai. E se se multiplicam, é porque o pessoal la vai cada vez mais. Coitadinhas das cadeias.. elas no fundo so querem agradar. E quem gosta do cafe do cup&cino por exemplo, há de ficar reconfortado por vir dar com o cup&cino em cada esquina. SELECÇAO NALTURAL!! :) Ainda no outro dia um amigo meu: "Odeio o Starbucks! Mas vou la sempre buscar os Browni, pá... mas venho-me logo embora, nao fico lá sentado, quem fica lá sentado é parvo!" Mas, fq e maffas, estou convosco nas banheiras, tenho ainda mais pena é de os Galoes so viverem todos em Portugal...

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Previous posts

Archives

Ceguetas


ATOM 0.3